terça-feira, 30 de agosto de 2022

Mais educação, mais ICMS

 

A partir de 2024 mudará a regra de distribuição do ICMS no RN, a nova legislação estadual reduzirá a divisão do bolo do imposto. A maior parte da divisão vem do chamado “valor adicionado”, o crescimento de arrecadação que o município registra durante um ano; isto representa 75% da distribuição do ICMS mas, a partir de 2024 este indicador ficará em 70%.

Esta diminuição neste item ajudará na composição de um outro critério, desta vez baseado exclusivamente em um fator social, a educação. Para isto foi criado o item “indicadores de melhoria da educação no município” que representação a partição de 10% do ICMS arrecadado; neste caso, quanto maior a evolução na educação da cidade, maior será o imposto recebido.

De um lado, para municípios com poucas indústrias e comércios (ou investimentos em eólicas), haverá um acréscimo na sua receita, embora não seja dos mais expressivos. Por outro lado, os municípios da Grande Natal – em geral os mais industrializados – perderão um pouco de receita, exceto se o nível educacional melhorar ano a ano.

Não vi muitas reclamações nem comemorações, provavelmente pode ter sido em função de um prévio acordo com as prefeituras do RN.

Nenhum comentário: