O IDV-Instituto para Desenvolvimento do Varejo ainda não havia preparado suas recomendações para a Black Friday deste ano e ainda deixava disponível o seu manual “Boas Práticas” de 2021. Nele, duas recomendações, dentre várias, para os lojistas e empresários sobre a campanha, indicando:
“Os associados
do IDV se comprometem a:
• Esclarecer o
consumidor que colocar o produto no carrinho não significa que o produto esteja
garantido;
• Informar que
o produto somente estará reservado ao cliente após a aprovação do pagamento”
Apesar destas
recomendações planejadas para 2021, acho que poucos consumidores on line teriam
um pensamento diferente destas questões que, em princípio, são óbvias.
Obs: fazem
parte do IDV empresas de grande porte, tais Americanas, Alesat, Boticário,
Carrefour, Kalunga, Marisa, Vivara, Zara, Riachuelo etc; provavelmente, com
larga experiência nas vendas on line, já devem estar planejando algo a mais
para a edição 2022.
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