domingo, 24 de setembro de 2023

Opinião. A independência da TAP

 

É uma outra independência, não a que se aproxima com certeza, que é a privatização da empresa, já decidia pelo governo português. Mas, é a independência que poderia ser promovida pela Zurich Airport, a nova dona do aeroporto em São Gonçalo do Amarante: hoje o turismo internacional e, portanto, a utilização de um bom espaço do aeroporto além das melhores taxas administrativas (a tarifa de embarque internacional é bem maior do quem a do embarque doméstico), depende praticamente da TAP.

 

É hora de independência da TAP! É hora da Zurich Airport buscar tornar-se independente da TAP mas não no sentido de descartá-la – de forma alguma –, mas no sentido de buscar outra empresa aérea que possa movimentar melhor o aeroporto potiguar. Pense como seria bom! Teríamos mais turistas estrangeiros, mais empregos diretos no aeroporto e na cadeia do turismo, sem falar no barateamento de passagens internacionais para quem está no RN.

 

Ganharíamos todos com a independência da TAP. Do ponto de vista comercial, para quem está aqui e pretende viajar para a Europa, há opções mais baratas indo até Rio, São Paulo e até mesmo Fortaleza para depois atravessar o Atlântico. É impressionante que o dobro de tempo de voo e quase o dobro da  distância possam custar mais baratos do que sair daqui de Natal e pegar um voo para Lisboa e depois, por exemplo, Paris. Coisas da concorrência; ou de sua falta.

 

Qual o sucesso da Zurich para ganhar dinheiro  melhor do que a Inframerica? Controlar custos, e isto depende dela, não fará a operação rentável. A opção pela licitação não foi em função dos custos mas, em função da receita. Esta é a fórmula do sucesso mas, claro, ajudará muito a correção dos erros na gestão do custos (você observou que mesmo sem ter voo, o aeroporto fica todo iluminado em sua parte interna? Parece que há apenas um único interruptor...).

 

Por isto, reitero minha torcida: manter a TAP aqui mas, não apenas. Mais opções, mais receitas para a Zurich Airport e, com a concorrência, mais receita para o RN e menos despesa (com o aumento da concorrência) para quem pretende viajar. Acho que ninguém reclamará. É uma opinião.

 

 

Nenhum comentário: