sábado, 30 de setembro de 2023

Uma ideia. Zurich Airport comprar a TAP

 

A TAP está caminhando para seu processo de privatização. A Zurich Airport comprou o aeroporto em São Gonçalo do Amarante (comprou mesmo, apesar de ser uma concessão pública, do serviço). A empresa portuguesa está em busca de capital privado para expandir suas atividades e deixar de ficar atrelada às decisões governamentais enquanto a empresa suíça já não depende muito das decisões governamentais (exceto na definição das tarifas de embarque) e tem capital suficiente para novos investimentos, ainda que seja capital de terceiros, inclusive com linhas de crédito nacional ou internacional.

 

Por isto, não faz mal pensar que a Zurich poderia comprar a TAP ou pelo menos uma parte ou, ainda, pelo menos participar de um consórcio de investidores.

 

Uma das lógicas desta ideia é que o aeroporto em São Gonçalo do Amarante somente será lucrativo e um bom investimento se houver mais voos e, acho que a aposta da Zurich não é somente no incremento de voos nacionais afinal, ainda que sejamos um destino turístico, temos fortes vizinhos concorrentes; e acho que a Zurich não estaria disposta a investir em marketing turístico nem em um hotel aqui por perto. Acho que a aposta está na movimentação de cargas (também mas, não essencialmente) e especialmente no incremento de passageiros, fazer seu link com visitantes da Europa que possam chegar por Natal e depois seguir viagem para outros destinos brasileiros. E uma das portas de entrada, aliás, a única – constante – a partir da Europa é a TAP.

 

Eu sugeriria que a Zurich comprasse a TAP. É uma ideia.

Nenhum comentário: