sábado, 23 de setembro de 2023

Uma ideia. Prazo de validade para as ideias

 

Algumas vezes acompanhamos debates sobre temas que há tempos percorrem o noticiário potiguar. Certos temas permanecem no centro das atenções quando há alguma novidade, algum fator novo que poderia modificar a perspectiva daquela ideia. Mas, por outro lado, há ideias que são discutidas há 10, 20 e até mesmo 30 anos como centro de soluções econômicas para o RN. E discutidas no mesmo formato ou com poucas inovações e novidades.


Às vezes parece que o noticiário repete o título de épocas passadas mas, não. É a temática sendo avaliada na perspectiva anterior com expectativa de promessa de uma solução que demora para acontecer, demora para tornar-se realidade. Mas, claro, nem sempre é assim. E para citar um tema de ideia que durou muito tempo mas, aconteceu – em vez de mencionar aqueles temas já batidos e debatidos – a mudança do local do aeroporto durou anos; quando ainda havia somente o começo da pista no novo aeroporto e não muita esperança quanto ao prazo de conclusão, tive a oportunidade de conhecer o esboço, a ideia e a proposta (um parêntesis: andei, de carro, na pista, quando não havia nada ao redor; segundo parêntesis, devidamente autorizado).

 

Com algumas exceções pontuais, década ou décadas de debates acabam tornando-se realidade. Mas, não é a regra. O curioso e que alguns personagens são imutáveis, continuam por lá a debater o mesmo assunto e sempre a terceirizar a culpa pelo não acontecimento e sempre a ter um pensamento mais do que idealista, quase utópico.

 

Algumas ideias deveriam ter prazo de validade. No Legislativo acontece para projetos de lei que são rejeitados e que devem esperar uma nova Legislatura para serem reapresentados; até lá ficam engavetados na esperança de quem ninguém se lembre mais deles. Poderia ser algo parecido. Uma ideia mirabolante de desenvolvimento e solução para o RN deveria ser discutida por até 5 anos e, se até lá a realidade continuasse a mesma, o projeto deveria ser descartado. Isto, no mínimo, forçaria a buscar outros ideias, outro projetos mais acertados com a realidade. É uma ideia.

Nenhum comentário: