terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Energia eólica offshore no litoral do RN?

Será que teremos energia eólica offshore no litoral do Rio Grande do Norte?

Ainda estamos nos acostumando com a ideia de usinas de energia eólica no Nordeste brasileiro mudando o cenário de várias localidades, algumas delas com reduzidíssima ocupação territorial e pouca atividade econômica. Falar, então, em energia offshore é precipitar muito os fatos?

Na Europa, em 2010, o ano viu uma maior expansão de usinas offshore; não que as unidades onshore tenham reduzido suas implantações ou projetos novos, mas o crescimento offshore superou a média e tem se revelado a nova expansão do segmento.

A realidade europeia é bastante distinta da nossa, sobretudo do Rio Grande do Norte. Temos um vasto território a ser ocupado por imensas torres (e idem de suas pás) que não trouxeram, até então, dificuldades de licenciamento ambiental (não há notícias de projetos inconclusos ou interrompidos por discussões no âmbito da proteção ambiental). Já os projetos em mar... provavelmente gerarão um pouco mais de desconforto seja na avaliação seja na discussão de seu impacto ambiental paisagístico.

O fato é que, independentemente da localização, o domínio da tecnologia em eólica ainda está distante de nossas fronteiras. Se temos largo domínio em exploração de petróleo, nessa nova área de equipamentos para energia renovável os ventos não sopram muito em nossa direção.


Nenhum comentário: