terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Fábrica de aerogeradores na Bahia

A Bahia receberá investimento de uma fábrica de aerogeradores, a Gamesa (espanhola), da ordem de R$ 50 milhões no seu pólo de Camaçari e já chega com seu "carnê" de pedidos com boas encomendas, não somente para o mercado local, mas também para o Nordeste; deverá complementar o investimento da Alstom (Francesa).

A Bahia é o terceiro maior pólo de empreendimentos em energia renováveis e tem obtido, muito em função do pólo industrial ali existente, atrair investimentos complementares.

A nova empresa deverá gerar 60 novos empregos diretos e, a continuar a expansão no Brasil de investimentos em energias renováveis, o futuro será bem promissor.

O Rio Grande do Norte é um grande importador desses equipamentos e a balança comercial do Estado encerrou 2010 com um déficit histórico (desde 1997 não acontecia tal fato): as importações, da Índia, de equipamentos para a geração de energia eólica foram os "responsáveis" por essa nova condição comercial (cerca de 43% do total importado no ano de 2010; a empresa de capital australiano New Energy foi responsável por essa importação de equipamentos para suas usinas de energia, Alegria 1 e 2 que devem entrar em operação rapidamente).


Nenhum comentário: