segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Demanda urbana por água em Natal é 2,5 maior do que de toda a RM

A demanda urbana por água é um dos grandes problemas da cidade de Natal nos próximos anos, de acordo com a ANA-Agência Nacional de Águas: a demanda na capital é de 3.284 l/s ou 2,5 mais do que todos os demais municípios que compõem a Região Metropolitana!

O problema principal está não somente no elevado consumo, mas no diagnóstico elaborado pela entidade que identifica a necessidade de um “novo manancial”, ou seja, se não for encontrada ou disponibilizada uma outra forma de acesso de água para a população da Capital, em alguns anos teremos grandes dificuldades de abastecimento (isso me faz lembrar Recife, anos atrás, quando houve problema de abastecimento e o consumo de água mineral disparou; evidentemente, a despesa doméstica seguiu o mesmo caminho).

Para complementar o problema, São Gonçalo do Amarante tem o mesmo diagnóstico de Natal. Não há como dimensionar se esse estudo já incorpora o novo aeroporto, visto que os dados são de 2010, antes do leilão e concessão para construção/gestão do mesmo.

Veja a demanda urbana por água nos municípios da Região Metropolitana de Natal – e seu distanciamento – de acordo com as projeções da ANA para o ano de 2015:

Natal – 3.284 l/s
Parnamirim – 686 l/s
Macaíba – 156 l/s
Ceará-Mirim – 138 l/s
São Gonçalo do Amarante – 118 l/s
São José de Mipibu – 74 l/s
Extremoz – 53 l/s
Nísia Floresta – 44 l/s
Monte Alegre – 32 l/s
Vera Cruz – 14 l/s

ps: Vera Cruz, o mais novo município da Região Metropolitana, demonstra mais uma disparidade com seus “colegas”.

Nenhum comentário: