terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Brasil, país globalizado: US 660,5 bi em capital estrangeiro.

O Censo de capitais estrangeiros do Banco Central, divulgado na semana passada, traz alguns números interessantes da economia internacional no Brasil. Um deles revela quanto o País é dependente de capital estrangeiro para seus investimentos na iniciativa privada; diz o relatório que “O estoque total de IED apurado pelo Censo 2011, na data-base 31 de dezembro de 2010, atingiu US$660,5 bilhões, o equivalente a 30,8% do PIB”.

Evidentemente que são comparações distintas, não é possível dizer que quase um terço do nosso PIB pertence a estrangeiros... Um dado é o estoque – o Censo do capital acumulado – o outro refere-se à contribuição da riqueza gerada em apenas um ano – o PIB.

Mas, é possível ver o quanto nossa economia está globalizada: numa hipótese inviável economicamente, mas ilustrativamente possível, se os investidores estrangeiros decidissem tudo vender e repatriar o seu capital, nosso PIB despencaria...

Em conclusão, os dados mostram que a economia brasileira está mais do que nunca globalizada (de acordo com o Censo 2011 houve um aumento de mais de 250% em relação ao último Censo, em 2006). Dependemos da economia internacional e de seus investidores.

Uma crise lá fora nos afetará sensivelmente. Para que a economia brasileira cresça, mais do que nunca, dependemos da “riqueza” externa: se eles estiverem bem por lá, ficaremos bem aqui; ou, na verdade, melhor do que eles.

Nenhum comentário: