quinta-feira, 23 de março de 2017

Petrobrás e seus desinvestimentos em 2017: eventualmente, no RN

A Petrobras pretende gerar US 19 bilhões em caixa até o final de 2017 e, de acordo com a programação da empresa, cerca de US 8 bilhões serão originários dos chamados “desinvestimentos”. Tecnicamente, espera-se, que esses desinvestimentos possam corresponder à desativação de empreendimentos e não simplesmente o cancelamento de novos projetos de investimentos.

Uma expectativa de venda de ativos pode significar oportunidades de novos negócios para as empresas do setor pois, se a rentabilidade esperada-desejada pela Petrobras só tornaria passível de execução de um projeto a partir de um patamar elevada, empresas de menor porte podem se “contentar” com uma margem de lucro menor. Em outras palavras, como é comum no mercado, grandes empresas investem esperando grandes rentabilidades, médias empresas, lucros médios e pequenas empresas, lucros ainda menores. O que é “pouco” para uma grande empresa pode ser “muito” para um pequeno investidor

Esse cenário já vimos no RN há cerca de uma década quando o setor de petróleo teve um boom de pequenos e médios investidores que compraram, da Petrobras, os direitos de exploração de poços “maduros” (que produzem em menor escala e que, para a Petrobrás, comparada com outros projetos, tem baixa rentabilidade).

Se parcelas desses US 8 bilhões prometidos estiverem no Estado esta informação pode significar um bom negócio para todos: caixa para a Petrobrás, faturamento maior para empresas locais e, principalmente, investimentos & empregos para o RN.


Nenhum comentário: