segunda-feira, 27 de março de 2017

RN: apenas 15 novos investidores “pessoa física” em 2016

Em 2016, de acordo com a Coordenação Geral de Imigração, órgão do Ministério do Trabalho, a queda foi grande no número de “estrangeiro investidor pessoa física em atividade produtiva no Brasil” saindo de 835 investidores em 2015 para apenas 214 no ano passado

Sem dúvida, é reflexo direto da crise econômica e da perda de atratividade de investimentos e investidores no País. E o resultado não poderia ser diferente aqui no RN. Se a observação da queda no número de novas pousadas, bares e restaurantes administrados por estrangeiros é de fácil constatação, os números são ainda mais expressivos.

Em 2015 foram 103 investidores estrangeiros – “pessoa física” – no Estado mas, apenas 15 no ano de 2016. Pelo menos é o que atestam os números formais, ou seja, aqueles recursos trazidos por movimentação bancária legal, dinheiro “novo” que permite ao estrangeiro solicitar uma autorização de permanência no Brasil em função do investimento realizado (até 2015 a autorização deveria ser renovada a cada 3 anos mas, em 2016, como forma de tentar atrair investidores novos, o visto passou a ser permanente).

No Nordeste a situação não foi muito diferente: no Ceará foram 32 novos investidores, na Bahia, 20, em Pernambuco, 3 e na Paraíba e em Alagoas, apenas 1 novo investidor durante todo o ano passado.


Nenhum comentário: