domingo, 26 de março de 2017

União Europeia comemora 60 anos. Sem guerra fiscal

Enquanto a Europa reuniu-se no sábado, 25, para comemorar os 60 anos de assinatura do Tratado de Roma, que deu início ao maior bloco econômico já visto, aqui no Brasil ainda não conseguimos, mesmo sendo um único país há (muito!) mais de sessenta anos, derrubar as fronteiras entres os estados.

É claro que as discussões na Europa tomaram tempo e não tiveram seu resultado imediato, sem precalços, discussões e até mesmo compensações para que as economias nacionais não fossem impactadas bruscamente após as alianças econômicas. Hoje, e sobretudo após a adoção da moeda única, o livre comércio entre eles é uma realidade vivenciada na prática, essencialmente sem restrições na importação e na exportação.

Enquanto isto, deste lado do Globo, o Mercosul patina entre decisões políticas exdrúxulas – vide caso da Venezuela – e o Brasil vivencia uma outra prática, a da guerra fiscal entre os estados que oferecem redução de ICMS para atrair novos investimentos, novas empresas.

Se a união da Europa surgiu também como uma solução para o fim do temor da guerra no Continente e deu resultados, aqui ainda continuamos a tentar  pacificar uma outra guerra, infinitamente menos fratricida, a chamada “guerra fiscal”. Ainda estamos tentando!


Nenhum comentário: