segunda-feira, 15 de março de 2021

Religiosidade predominando?

 

A lista dos 5 nomes femininos mais escolhidos nos últimos 4 anos mostra uma coincidência sobre o primeiro nome: todas são Maria, embora todas tenham um segundo prenome.

Seria ainda marca tradicional brasileira de fazer referência à religiosidade e, de forma mais comum, adotar a prática de uma homenagem? Ou apenas a popularização de Maria, agora acompanhada de um outro complemento que encontra menos respaldo nas referências religiosas? Alice, Cecília, Clara, Helena, Júlia e Valentina são nomes mais “modernos”.

Curioso é ver que nestes 4 anos Maria Cecília dominou os registros em cartórios do RN. Não sou dos mais adeptos de novelas nem programas de auditório ou mesmo reality shows, por isto não saberia explicar a escolha do Cecília para acompanhar Maria. Mas, se há alguma referência à alguma pessoa ou à alguma personagem, o nome colou pois foi o mais escolhido durante 4 anos.

Nesta lista a exceção ficou por conta de Maria Valentina. Fui pesquisar.

Para quem gosta de pesquisar a origem de alguns nomes, consultei o Dicionário de nomes próprios (on line) que nos informa: “É um nome muito popular na Rússia, que tem como uma das personalidades mais conhecidas a primeira mulher a visitar o espaço, a cosmonauta Valentina Tereshkova” e também que significa “valente”, “forte”, “vigorosa”, “cheia de saúde” e ainda, que o nome Valentina “é a variante feminina de Valentim, Valentino, o qual tem origem no nome do latim Valentinus.”

 

Obs: qual a referência potiguar para Maria Valentina?

Nenhum comentário: