domingo, 13 de novembro de 2022

Opinião. E quando passar a Copa Qatar 2022?

 

E quando passar a Copa do Mundo Fifa 2022, no Qatar, como estará o mercado consumidor?

É que pela primeira vez a Copa acontecerá fora do período tradicional – aliás, quase obrigatório – do meio do ano e estará quase “colada” com o período natalino; para nós, ficará muito mais “colada” ainda quanto mais o Brasil avançar até a final.

 

O efeito no comércio

Sempre que há Copa o mercado em dois ou três segmentos: o mais simples, de camisas e bandeiras para os torcedores, depois, um muito importante, os dos bares, restaurantes e produtores de cervejas e o outro, que demandam uma renda e investimento maiores, do comércio de tv.

Todas as promoções comerciais quando aproximam-se os jogos focam nestes itens e tornam-se uma boa “oportunidade” para que muitas famílias acabem modernizando a tv da sala ou do quarto. As despesas em tempos de Copa tendem a aumentar, diria até quase que naturalmente!

 

Novo calendário para o comércio

Com ou sem tempos de crise, o fato novo é que as novas despesas acontecerão bem próximo do Natal quando há, justamente, uma despesa maior para as festas de final de ano e que alcança praticamente todos os segmentos comerciais: eletrodoméstico, alimentos, vestuário, móveis etc.

Em 2022, com este novo calendário, o fôlego do consumidor brasileiro para o mês de dezembro chegará mais curto. O comércio terá que adaptar-se seja nas ofertas seja nos itens para conseguir a parcela do 13º salário que não foi gasta antecipadamente por “culpa” da Copa.

 

Empregos temporários nos shoppings

Curiosamente, no entanto, foram divulgadas notícias de que haverá um grande número de contratações temporárias nos shoppings. Pode ser uma grande expectativa ou um desejo de melhoria para o comércio.

Em princípio, será o primeiro Natal e Ano Novo de renda dividida para muitas famílias: duplamente dividida, entre Copa do Mundo e perda na renda (inflação).

 

Não sei até qual fase o Brasil avançará na Copa, mas sei que haverá Natal e Ano Novo.

Assim, entre escolher ficar com a tv atual ou celebrar-festejar o Natal/Ano Novo, ficaria com a segunda opção. É mais garantido! É minha opinião.

Nenhum comentário: