sexta-feira, 25 de março de 2011

Fabricação de aerogeradores em alta no Brasil

Mais duas fábricas de aerogeradores foram anunciadas para iniciar obras de ampliação/instalação nos próximos dias: a Alstom e a MVC.

 

A Alstom instalará sua unidade de produção em Camaçari e já lançou sua pedra fundamental no último dia 23, prevendo um investimento de R$ 50 milhões; a unidade industrial deverá ser concluída ainda em 2011 para atender a demanda crescente desses equipamentos no país.

 

A MVC, controlada pela Artecola e pela Marcopolo, tradicionalmente atuante no setor automotivo e de construção civil, também inova com a proposta de fornecimento de peças e equipamentos para aerogeradores; e já começa com contrato certo, atendendo a investimentos estrangeiros em parques eólicos na Bahia.

 

O mercado de energia eólica segue em ritmo exponencial com novos investimentos anunciados quase diariamente no Brasil. A crise da energia nuclear no Japão deverá ainda mais reforçar a opção pela produção de energia chamada "limpa".

 

O Rio Grande do Norte, em equipamentos e máquinas para a implantação dos parques eólicos, importou, somente em 2010, US 1389 milhões. Mas a tendência, com a entrada de novos players na produção nacional é redução das importações a médio prazo (que hoje são fortemente impulsionadas pela valorização do Real face ao dólar/euro).

 

 

Nenhum comentário: