terça-feira, 1 de março de 2011

Lojas Americanas no Praia Shopping: o (in)cômodo da mudança

As Lojas Americanas estão mudando de endereço em Natal: saindo do antigo shopping Orla Sul, inexistente, para o Praia Shopping; mas a previsão de chegada no novo endereço, anunciada "até o final do ano" de 2010, está com o cronograma atrasado.

 

As mudanças para a implantação da nova loja âncora se limitaram, até o momento, à mudança do salão de beleza e ao remanejamento da área do parque infantil (a CVC também?); a livraria ainda permanece no local, embora com o anúncio de sua nova localização, na entrada do cinema.

 

A mudança, do ponto de vista estratégico, é bastante cômoda e traz grandes vantagens para (quase) todos:

 

# Lojas Americanas – já estão com contrato vencido com a UnP  e estão pagando multa contratual mas; mas as vendas, com o público cativo dos alunos, são tão rentáveis  que "compensam" o paradeiro do sábado e sua baixíssima frequentação;

# Praia Shopping – a administração emplaca uma loja âncora (a última foi ainda do tempo de sua inauguração, o supermercado) e segue o princípio dos demais estabelecimentos do gênero, de oferecer um atrativo principal (bem que poderia ser o cinema, diante da precariedade e das crescentes reclamações do Cinemark...);

# Vizinhança – sobretudo dos imóveis mais próximos que, na falta de uma estrutura de atendimento maior por perto, terão, na nova loja, uma maior diversidade de produtos e preços mais vantajosos perto de casa, facilitando as chamadas pequenas compras;

# Turistas – que aproveitarão o passeio no shopping para comprar a água mineral, os biscoitos e lanchinhos para o hotel, competindo com o frigobar...

# UnP – recupera uma área nobre para novos espaços e projetos sem a necessidade de realocar salas ou buscar o aproveitamento de espaços antes utilizados como circulação (para 2011.1 novos espaços foram criados, já que as Lojas Americanas não se mudaram na data eserada).

 

Mas, há um certo incômodo nem tão expressado quanto a a contagem regressiva para a chegada das Lojas Americanas: a nova localização de estabelecimentos incomoda pela disposição do novo espaço e pela atratividade da localização anterior, com maior visibilidade do que a de um corredor, mais estreito. Há também uma inquietação da perda inicial da habitualidade, de que um novo local não atraia os clientes fiéis e tradicionais já acostumados com a formatação atual; e, aparentemente, a área nova, embora mais extensa, perde em profundidade e necessitará um novo lay-out, com possível perda de qualidade em sua ambientação já existente.

 

Salvo algum fato extraordinário, no entanto, a mudança é irreversível. Caberá ao Praia Shopping preparar uma  nova estratégia de marketing com a chegada do novo parceiro mas que, ao mesmo tempo, contemple as lojas já existentes que firmaram "parceria" (mesmo que seja meramente contratual, via aluguel) já há algum tempo e que fidelizaram muitos clientes para o shopping. Não se prestigia o parceiro "novo" em detrimento de um ... "menos novo".

 


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