quinta-feira, 10 de março de 2011

Infraero: aeroporto de São Gonçalo do Amarante ganha destaque no relatório anual

 

A Infraero divulgou seu relatório de ações e resultados do ano de 2010 com um balanço geral de suas atividades e investimentos e alguns destaques em obras e projetos em andamento.

 

Um deles, logo no início do relatório é o nosso futuro aeroporto em (ou de ?) São Gonçalo do Amarante: "Avanços importantes foram registrados, com destaque para: obras de infraestrutura da pista do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN)". Infelizmente, não vai mais adiante no detalhamento e cronograma das obras e do projeto local.

 

Em 2010 a Infraero investiu cerca de R$ 100 milhões em novos equipamentos para apoio nos diversos aeroportos, informa o relatório.

 

Quanto às obras do PAC, no nosso novo aeroporto consta do relatório: "Execução de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização horizontal e de obras de infraestrutura de sistema de auxílio e proteção ao voo do novo complexo aeroportuário em São Gonçalo do Amarante (RN)" – R$ 3.128 do PAC e R$ 32.023 do Ataero. Foi um dos maiores investimentos do PAC de todos os aeroportos nacionais.

 

Até o ano de 2014 o planejamento indica, somente em obras, cerca de R$ 9 bilhões dos quais R$ 5 bilhões concentrados nas cidades que receberão jogos da Copa do Mundo e, mais particularmente, no Rio de Janeiro, com as Olímpiadas.

 

E, de acordo com o documento oficial divulgado, a Infraero, que administra 97% do tráfego aéreo no País, tem fontes de renda que ultrapassam o simples critério de embarque-desembarque de passageiros ou frete de cargas nacionais e internacionais. Apesar dos R$ 871 milhões em taxas de embarque em 2010, que representaram 28% do faturamento global, destacam-se outras fontes de arrecadação:

 

# Locação de espaços comerciais (lojas, restaurantes etc): R$ 947 milhões (31% da receita anual)

# Locação de espaços publicitários (painéis, esteiras etc): R$ 74 milhões (cerca de 2,4% da receita total)

 

Infelizmente os números não foram detalhadas por aeroporto, para melhor conhecermos o nosso de Parnamirim. Mas é certo que a receita de espaços comerciais deve ser relativamente elevada tendo em vista os preços praticados pelos bares e restaurantes, mas também pela disponibilidade de áreas comerciais não locadas (o custo, provavelmente, elevado exige uma atividade empresarial de alta rentabilidade).

 

 


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