sábado, 19 de agosto de 2023

Uma ideia. Domingo, de graça

 

O tema do transporte público gratuito de vez em quando aparece na imprensa e algumas cidades são mencionadas com esta prática embora, salvo engano, são cidades de menor porte. O tema é polêmico não pelo contexto de ser gratuito mas pelo fato de que não há gratuidade plena e alguém terá que pagar pela conta; em geral o reflexo virá no aumento de impostos municipais afinal, a maior parte do transporte público é realizado por empresas privadas que devem ser remuneradas pela atividade.

 

Acho que o transporte público 100% gratuito todos os dias teria um custo relevante e não seria a solução para a qualidade do serviço nem o aumento de frequência e de mais rotas criadas.

 

Alguns lugares, como em Natal, a prática da gratuidade em algumas linhas teve início há muito tempo e tinha uma ideia bem original à época: os ônibus que iriam com destino às praias, no domingo, seriam gratuitos. Era também a época em que o acesso ao lazer era muito difícil para boa parte da população e mesmo a praia sendo “gratuita” havia uma despesa com o transporte mas, provavelmente, o resultado mais positivo não era a economia da passagem, mas a possibilidade de mostrar ao cidadão que o poder público pode estimular serviços diferentes e sociais e permitir, por outro lado, que todo mundo tenha acesso ao lazer, não sendo apenas uma exclusividade de quem tem mais recursos financeiros.

 

Talvez uma ideia interessante seria promover um domingo gratuito para os ônibus.

A ideia não seria somente as praias, para o lazer, mas também a possibilidade de circular em outros locais e de ir visitar algum amigo ou familiar sem que tal prática possa influenciar a renda. Há o aspecto pedagógico e social também incluído na proposta, pois servirá de estímulo para que as pessoas entendam que o papel do Estado é criar novidades para o cidadão e que a cidade não se limita ao bairro; é possível conhecer a cidade e deslocar-se nela sem se preocupar com o orçamento doméstico.

 

No começou haverá mais gente interessada, mas ao longo do tempo as pessoas poderão se programar para novas atividades no domingo. E isto é bom. Para quem já anda de ônibus durante a semana e paga por um serviço com a sensação de que não está sendo atendido como gostaria ou como deveria, o ônibus gratuito poderia ser um “novo domingão”. De graça. É uma ideia.

Nenhum comentário: