sábado, 4 de maio de 2024

Uma ideia. Calendário de obras públicas

 

Praticamente todas as obras públicas são apresentadas por um placa ao lado do local, informando o projeto, a empresa contratada e o valor dos tributos. Há também informações de data, mas nem sempre são atualizadas e na maior parte das vezes nem é visualizada pelo cidadão que passa (e para) por perto.

 

Algumas obras atrasam e por diversos motivos: desde o atraso no pagamento das parcelas à empresa, o licenciamento, as chuvas e greves eventuais etc. Não há como assegurar que uma obra inicie na data prevista e seja concluída na data indicada; aliás, é menos provável que isto aconteça, e quanto maior a obra maior a probabilidade do atraso quanto ao tempo.

 

Em momentos tecnológicos bem que poderia haver um painel na internet das obras com a atualização de sua previsão de encerramento mas também, de início. A data inicial serviria para que a população ficasse informada que naquela semana indicada poderia haver necessidade de mudar o trânsito, de estacionar em outro local ou de ter que se proteger dos transtornos de poluição ambiental e sonora. Um aviso que não faria mal.

 

Mas ainda, neste painel, uma atualização pelo menos quinzenal da previsão de encerramento da obra, de acordo com as (grandes) etapas previstas. Assim, saberíamos quanto tempo será necessário para que tudo seja concluído e também poderia servir de informação para que todos soubessem se é alguma dificuldade da empresa, da própria obra ou de fatores externos. Poderia até ser uma atualização na placa mas, neste caso, ideal é que a informação fosse corrigida semanalmente. Seria uma forma de prestar contas diretamente com todos os envolvidos, contribuintes e população diretamente afetada pelo famoso “transtorno passageiro”. É uma ideia.

Nenhum comentário: