sábado, 12 de julho de 2008

COTEMINAS COMEÇA A PRODUZIR ENERGIA

A Coteminas, com sede em Macaíba, no CIA-Centro Industrial Avançado, reconhecida nacionalmente como umas das maiores indústrias têxteis do mundo (recentemente adquiriu unidades de produção nos Estados Unidos), e que conta no Estado com duas unidades de produção e mais de 4 mil empregos diretos, avança em nova atividade econômica.

 

Desde o último dia 10 de julho, a Coteminas começou a produzir energia, de acordo com a autorização da ANEEL-Agência Nacional de Energia Elétrica, através da Portaria 2.522/08. São duas unidades geradoras, cada uma com 2.849 kW, que entram em operação e que devem fornecer energia para a rede do Estado, como determina a legislação em vigor.

 

Este projeto, já declarado pela Coteminas há vários anos, finalmente saiu do papel e tornou-se realidade. À época de apagão era um tema bastante discutido, a co-geração de energia e o aumento da capacidade de produção no País; hoje, reduzidos os debates, apesar disto, as projeções continuam a traçar uma demanda crescente que, a médio prazo, é maior do que a capacidade de oferta (o eterno risco de um "novo" apagão).

 

Para o Rio Grande do Norte estas unidades reduzem um pouco mais a dependência da energia hidroelétrica, apenas. O resultado principal está para a Coteminas que agora, com estas unidades geradoras, garante sua energia e insere-se em outra atividade empresarial.

 

Otomar Lopes Cardoso Junior

Nenhum comentário: