sexta-feira, 4 de julho de 2008

O PIB DA ZONA NORTE DE NATAL

            Já é hora de se começar a medir o PIB da Zona Norte de Natal, uma área urbana que durante muito tempo foi pouco percebida pelos investidores como uma boa oportunidade de negócios e de desenvolvimento; uma parte importante de Natal que refletia mais a antiga idéia de "cidade dormitório" do que simplesmente cidade.

            Hoje é fácil ver o volume de investimentos que a Zona Norte desponta como, digamos, um outro eldorado em Natal e no Rio Grande do Norte (ainda que diferente do setor imobiliário ou turístico). Mas, o que hoje parece evidente e visível a todos, há bem pouco tempo não parecia tão óbvio assim. Se voltarmos no tempo a apenas cinco anos fica claro enaltecer dois investimentos que refletiam o previsível crescimento da Zona Norte de Natal: a FAL-Faculdade de Natal, como única instituição privada de ensino superior naquela região (aliás, ainda permanece) e o Nordestão, talvez o maior empreendimento econômico de um grupo local, um dos pioneiros em expansão de mercado. São, vale a pena ressaltar, dois produtos genuinamente norte-riograndenses, gerados e consolidados para atender ao público local, de acordo com suas necessidades e especificidades.

            Agora em 2008 temos uma lista bem maior, do ponto de vista de novo capital investido, em novos projetos na Zona Norte: um shopping em funcionamento, outro com obras avançadas e quase em conclusão, atacadistas e supermercados etc. De empreendimentos locais, novamente, a grandes investidores nacionais e internacionais, entre supermercados e redes de fast-food, a Zona Norte de Natal parece ter sido redescoberta.

            Se somados todos os novos investimentos nestes últimos doze meses chegaremos a um cifra que ultrapassa facilmente os de R$ 100 milhões; e novos empregos diretos da ordem de 3 mil ou indiretos da ordem de 10 mil. Somente esta "nova" Zona Norte que hoje Natal começa a conhecer cada vez mais equivale, sem dúvida, a cidades de pequeno-médio porte do nosso Rio Grande do Norte.

            Por isso, já é hora de se conhecer o PIB da Zona Norte de Natal. Não para fins meramente eleitorais ou sugestão de divisão de uma outra cidade (imitando Rio de Janeiro e Niterói há muito tempo...). Mas sim para poder melhor valorizar capacidade de desenvolvimento de toda uma população que sempre era entendida também como economicamente ativa – apesar da renda per capita menor – mas demoradamente percebida pelos investidores como capaz de contribuir para o fortalecimento da economia regional.

            Novos investimentos devem continuar. O primeiro passo foi dado ainda na década passada; foi apenas o primeiro de uma longa espera para um passo maior que podemos constatar todos os dias neste ano. Aliá, 2008, ano de eleição municipal, ano de acompanhar sempre mais o crescimento econômico e o desenvolvimento social da Zona Norte de Natal. O PIB, ainda que não calculado oficialmente já faz parte desta Natal que continua a crescer: a Zona Norte.

 

 

Otomar Lopes Cardoso Junior

Nenhum comentário: