domingo, 27 de julho de 2008

PRÊMIO DESEMPENHO RN

Já é hora de criarmos um prêmio de reconhecimento ao mérito empresarial do Rio Grande do Norte. Não alguma coisa apenas para se comemorar com colunista social, regado a uísque e salgadinhos sem graça... Mas, uma avaliação que reconheça e premie a ousadia, o esforço e o resultado do empreendedorismo potiguar (o potiguar aqui não é somente em função da naturalidade, mas da realização de investimentos aqui no Estado!).

 

A proposta é uma premiação anual, no início de cada ano, com empresas instaladas no RN em que possam ser avaliados diferentes critérios, tais como: faturamento, empregos formais, aquisição de matérias-primas no Estado, certificações de qualidade, projetos sociais (internos e externos), qualidade de vida no trabalho (plano de saúde, cesta alimentos, auxílio educação etc), plano de carreira, igualdade de gêneros, investimento em conhecimento e treinamento profissional, não utilização direta ou indireta d emão-de-obra infantil ou irregular etc.

 

Esses – ou outros, mais ou menos – critérios devem ser ponderados e avaliados para que empresas de pequeno ou grande portes possam concorrer. Aliás, deverá ser criada diferenciação para micro ou pequeno empresário, média empresa e grande empresa. E também, em alguns segmentos: agronegócio, comércio e serviços e setor industrial.

 

As entidades de Governo e os órgãos de proteção e favorecimento ao empresariado potiguar poderiam assumir essa responsabilidade já neste semestre para que, ao retorno financeiro em 2009 (ou seja, após o Carnaval..), possa ser lançado e entregue o prêmio Desempenho RN.

 

 

Otomar Lopes Cardoso Junior

Nenhum comentário: