sexta-feira, 11 de julho de 2008

UM NOVO PARQUE EÓLICO NO RN?

A empresa ERSA-Empresa de Investimentos em Energias Renováveis adquiriu o parque eólico no Estado, no último dia 13  de junho, para implantação de unidade de produção em energia eólica que terá capacidade instalada de 49,3 MW. Com esta aquisição a ERSA passa a deter todos os direitos sobre licenças e autorizações referentes ao novo parque.

 

O grupo ERSA, brasileiro, é formado pelos seguintes sócios. A Pátria Investimentos e e fundos de investimentos: Eton Park (EUA), o Banco Bradesco BBI S.A. (Brasil) além do DEG (um banco de desenvolvimento estatal, da Alemanha); este último, por sinal, é uma das mais importantes instituições na Europa de financiamento a longo prazo em países em desenvolvimento.

 

A ERSA, empresa recente, criada em outubro de 2006, nasceu já forte e capitalizada. Seu foco são unidades geradoras de energia elétrica, mas produzidas exclusivamente através a fontes renováveis (PCHs, biomassa etc).

 

É a expectativa de que o Rio Grande do Norte possa utilizar mais efetivamente este recurso da natureza, ainda pouco explorado no Brasil, mas que, pela limitação da produção crescente de energia hidroelétrica, tem mais uma vez a energia eólica no centro das atenções mundiais.



Otomar Lopes Cardoso Junior

Nenhum comentário: