sábado, 26 de julho de 2008

A GEOGRAFIA DA POBREZA DO RN

Vários são os programas e projetos sociais, nos âmbitos municipais, estadual ou federal, que buscam reduzir as desigualdades sociais, ou, de forma mais clara em sua linguagem, reduzir ou atenuar a pobreza.

 

Recentemente o Governo do Estado apresentou sua proposta de recursos para os projetos de desenvolvimento solidário. Assim, soma-se, embora em conteúdos bem diferentes, aos Bolsa Escola, Bolsa Família etc. A dúvida, e sempre este é o questionamento dos críticos dos programas de inserção social, é a duplicidade de ações, a redundância de preocupações para, algumas vezes, pouco ou nenhum resultado efetivo.

 

A realidade do Estado é relativamente complexa em suas potencialidades e características sócio-econômicas, embora possa ser pautada, na maioria dos municípios, pela carência econômica e pela pouca capacidade de investimentos municipais públicos ou privados.

 

Seria interessante, então, conhecer a "geografia da pobreza" do Rio Grande do Norte. Em outras palavras, identificar as realidades sócio-econômicas de cada município-região antes de avaliar as necessidades de novos programas de subvenção ou auxílio direto à população. E, com este mapa, sobrepor outro, dos recursos aplicados para, seria o esperado, acompanhar a eficácia dos projetos e dos resultados sócio-econômicos.

 

 

 

Otomar Lopes Cardoso Junior

Nenhum comentário: