terça-feira, 8 de julho de 2008

A PRIMEIRA EXPORTAÇÃO NINGUÉM ESQUECE...

            Primeira Exportação é o projeto que já está sendo desenvolvido no Rio Grande do Norte  tendo como objetivo fomentar o acesso das micro e pequenas empresas às exportações. Com atividades desenvolvidas desde 2007 e articulado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior–MDIC, o Projeto mobiliza um conjunto de organismos de apoio ao comércio exterior no RN, a exemplo do Sebrae, do Cefet e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (integrantes, dentre outras organizações, da Central Fácil de Comércio Exterior, localizada no Sebrae). São 23 empresas de pequeno porte que estão participando ativamente deste Projeto que envolve as mais diversas atividades econômicas e setores produtivos do Estado: frutas frescas, castanha, doces, água de coco, cereais, biscoito, queijo, camarão, confecção, flores e elevador.

No intuito de viabilizar as exportações as empresas contam, além do apoio dos órgãos e profissionais de comércio exterior, com o apoio de 20 alunos do curso de Tecnologia em Comércio Exterior do CEFET que estão desenvolvendo iniciativas nas empresas, desde o diagnóstico empresarial à efetiva comercialização dos produtos com mercados importadores, estando para isso em contato direto com os empresários e sob a supervisão do Comitê Gestor, integrado pelos parceiros do Projeto.     

Do resultado parcial já se pode destacar a avaliação do MDIC que, coordenando o mesmo projeto em outros estados, reconhece o excelente desempenho no Rio Grande do Norte. Esse satisfatório resultado pode ainda ser evidenciado pelas negociações que algumas empresas integrantes do Projeto já estão realizando com importadores de Cabo Verde, na África, advindas da missão comercial aquele país, no mês de maio passado.

O "Primeira Exportação" constitui-se em um trabalho longo por diversas razões: pela sua própria natureza, estruturado em etapas bem definidas; por acompanhar de perto pequenas empresas, iniciando-as na prospecção de mercados estrangeiros  como forma de expansão dos negócios; por estar incentivando a inserção de novos profissionais no mercado; por estar ajudando a construir uma nova "mentalidade exportadora" que conduza a maiores resultados quali-quantitativos para as balanças comerciais  do RN e do Brasil.

Sem dúvida, as exportações brasileiras e do Rio Grande do Norte vêm crescendo ano a ano graças à abertura comercial e aqui, particularmente, ao impressionante fluxo de turistas e investimentos estrangeiros, mesmo frente às adversidades cambiais, causadas pela desvalorização do dólar norte-americano.

Mas, por outro lado, não estamos observando o mesmo crescimento em se tratando do número de empresas, principalmente, pequenas e médias no cenário exportador. Precisamos crescer também nesse sentido! Empresas desses portes, em países como os Estados Unidos, Itália ou Alemanha, são exemplos de sucesso no comércio exterior.

O projeto "Primeira Exportação" no RN poderá ser justamente, esse propulsor, aproveitando-se da conjuntura atual. A próxima etapa do Projeto (que será a pesquisa de mercado) já nos mostrará, pelo perfil avaliado e acompanhado até o momento, um resultado esperado mais concreto em termos de realização de novos negócios e na inclusão de novas empresas norte-riograndenses no cenário internacional.

 



Otomar Lopes Cardoso Junior; em parceria com Elisangela Cabral de Meireles. Iintegrantes do Comitê Gestor do projeto Primeira Exportação.



 

Nenhum comentário: