sábado, 1 de outubro de 2011

Argentina anuncia maior parque eólico da América do Sul

A Argentina está anunciando a inauguração do maior parque de energia eólica da América Latina para o próximo dia 13 quando os empreendimentos Rawson I e Rawson II serão interligados à rede de distribuição de energia do país.

Na verdade, será apenas uma inauguração simbólica... da primeira fase do projeto que pretende ser o maior: serão 43 geradores mas apenas 28 estão já instalados. E a capacidade de produção é de 48,6MW e 28,8MW, respectivamente.

Essa ideia do “maior da América Latina” não deve perdurar muito; assim projetos dos últimos leilões do RN começarem a entrar em operação esses números não serão tão expressivos assim, nem distantes de muitos outros...

Mas, importante é ressaltar que a “onda” da energia eólica é uma realidade inexorável no mundo competitivo onde o velho e conhecido problema da energia continua sendo o motor principal do crescimento de qualquer país; da tração animal ao petróleo e, num breve futuro, eólicas e solar serão as novas economias que “darão as cartas”.

A geografia, antes histórica e subterrânea do petróleo, perderá espaço para a geografia da natureza muito mais abundante e bem mais distribuído em diferentes pontos do planeta: vento (e sol) não são privilégios de poucos países nem de cartel de poucas empresas globais.

Nenhum comentário: