terça-feira, 4 de outubro de 2011

Supermercado de bairro: distante do RN até quando? Na Ribeira? (2)

Os supermercados de bairro não conseguiram seu espaço no RN, mais particularmente em Natal.

Mas, talvez essa realidade possa ser repensada embora com um outro argumento, movido também pelos lançamentos imobiliários: é cada vez maior o número de apartamentos menores... Ou seja, parte expressiva dos imóveis construídos e/ou lançados nos últimos anos adotou o perfil dos 50m2: dois quartos, uma sala e uma minicozinha (que alguns insistem em promover como “cozinha americana”; particularmente, um balcão para colocar pratos e esconder o fogão da sala....).

Fato é que os novos apartamentos perderam um “artigo de luxo”: a dispensa ou um espaço próprio para a estocagem de alimentos.

Resultado disso: fim das grades compras “do mês” e início de um novo consumo, aquele semanal (ou até mesmo com maior intensidade), em pequenas quantidades para as necessidades mais imediatas e um “estoque” bem menor de produtos em casa. Simplesmente por falta de espaço!

A Ribeira é um belo exemplo dessa nova realidade. Essencialmente todos os lançamentos daquele bairro são apartamentos pequenos (miniaturas?), focados em famílias pequenas ou pessoas sozinhas (solteiros, separados ou aposentados).

Na Ribeira não há supermercados. Nem mercados de bairro para atender essa demanda que é continuamente crescente. Em breve, acredito, será uma nova realidade; contagiará os demais bairros que crescem no modelo “apertamentos”? Muito provavelmente...

Nenhum comentário: