domingo, 9 de outubro de 2011

“Dia da crianças” será convertido em “Dia dos importados”?

Está chegando uma das datas mais comemoradas pela indústria e comércio: 12 de outubro, Dia das crianças.

A data que, antigamente, era somente comemorada pelo setor de brinquedos (eventualmente também setor de confecções) é hoje, com tantas facilidades eletrônicas, festejada por vários segmentos produtivos; no comércio, mais ainda, as opções de presentes para “as crianças” estão cada vez maior e cada vez mais dinamizadas com tecnologia (consequentemente, mais caras!).

Essa relação afetiva-comercial já mostrava um grande sinal de mudança desde os anos 1990. Para que vivenciou (ou comprou presentes) nessa época, ainda guarda na memória nomes como Caloi, Monark, Estrela etc.

Hoje, as marcas são essencialmente... “made in China”!

É uma proliferação de produtos, de brinquedos a eletrônicos, importados que os novos aliados do comércio brasileiro com o Dia das crianças são os fabricantes chineses. É quase um “Dia dos importados” no Brasil.

Basta ver o que acontecerá na 25 de março nos próximos dias para acompanharmos a multidão se dirigindo para o maior centro comercial da pirataria do Brasil em busca de presentes, seja para compra ou para revenda; e o peso dos produtos importados é quase dominante em todas as lojas.

Em breve, nessa dinâmica avassaladora de preços baixos (qualidade duvidosa, algumas vezes...) de produtos importados, teremos nos próximos anos uma transição para o Dia dos importados; ou, se você preferir, o Dia da China no Brasil.

Nenhum comentário: