segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A Inpele ainda produz?

A Inpele ainda produz?

Pensava que a atividade de beneficiamento de couro no Estado já houvesse encerrado sua produção, não mais existindo as tradicionais empresas às margens do rio Potengi (lembram do curtume J. Motta?). Mas, pelo menos oficialmente, a empresa Inpele subsiste e até publicou convocação de Assembleia Geral de seus sócios.

Na internet achei um site sobre o grupo Lima de Souza (http://www.rcentrium.com/limadesouza/lima.html) que comenta sobre a Inpele e a Colorado Couros. Fui visitar a fábrica da Colorado Couros há uns 10/12 anos quando era um grande projeto de indústria de calçados para o Estado: infraestrutura pronta, equipamentos comprados, mas faltava ainda – pouco; se não me falha a memória, a liberação de uma última parcela do financiamento agraciado com Finor/Sudene – algo para seu funcionamento. Pesquisando no outro site do grupo (http://www.rcentrium.com/) as informações mais recentes são de ... 2003.

O RN tinha uma unidade industrial praticamente pronta para funcionar no Estado mas, que dependia essencialmente da matéria-prima, o couro. A Inpele, em sua convocação, informa que não é mais beneficiária do Finor (incentivos garantidos pela Sudene para investimentos industriais no Nordeste).

Acho que o setor produtivo de couros e peles no Estado não tem mais – infelizmente – a importância econômica que os anos 1980/90 favoreceram sua produção.

Nenhum comentário: