sábado, 1 de outubro de 2011

O solitário Ayambra “perdido” na praia do Meio

Há um prédio que chamo de solitário”, lá na praia do meio, entre seus dois motéis vizinhos, um parede com parede e o outro, na esquina do lado.

É o Ayambra. Inicialmente construído como flat (quando o mercado apostava nessa tendência que não resistiu ao tempo fora do eixo BSB-RJ-SP) prometia ser o pioneiro na já esperada revitalização das praias urbanas de Natal.

Mas, esse sonho das praias já tem mais de uma década. A ponto era apenas um projeto (antigo, também) e as praias urbanas eram... muito parecidas com hoje; claro, exceção feita ao número bem menor de barracas na areia!

Mas, era uma intenção de transformar numa área privilegiada o que naturalmente acontece em diversas capitais e cidades litorâneas do Brasil: os melhores pontos também estão próximos ao mar, preferencialmente com vista direta para o mar. Com a ideia da ponte e da expansão do turismo, as áreas da praia do Meio deveriam valorizar-se.

A ponte está aí; o turismo também. Faltou ao encontro a revitalização de nossas praias urbanas, uma nova formatação que agradasse ao cidadão, ao turista brasileiro e ao turista estrangeiro; pelo menos uma urbanização que transformasse aquele trecho em algo mais convidativo. Nem a ponte conseguiu essa transformação.

Hoje, sempre que penso no Ayambra, vejo-o solitário, mas sempre imaginando que deveria - ou poderia – estar acompanhado de outros imóveis, de outras ocupações que valorizassem mais as nossas praias urbanas. Infelizmente, essa “solidão” ainda permanecerá por mais algum tempo. É uma pena.

Nenhum comentário: