sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Parazinho e João Câmara

 

João Câmara teve no ano passado 464 contribuintes registrados pela Receita Federal no pagamento de IR. Considerando que sua população estava estimada pelo IBGE em 35.160 habitantes, em 2020, isto significa que para cada 75,8 habitantes, 1 recolheu IR.

Parazinho teve no ano passado 52 contribuintes registrados pela Receita Federal no pagamento de IR. Considerando que sua população estava estimada pelo IBGE em 5.272 habitantes, em 2020, isto significa que para cada 101,4 habitantes, 1 recolheu IR.

Duas cidades que têm em comum apenas uma coisa: são as cidades com maior quantidade de empresas produtoras de energia eólica. Apesar desta nova riqueza (há menos de duas décadas pensar em uma paisagem com várias torres de eólica era tão imprevisível quanto imaginar que o RN teria parques fotovoltaicos), elas chegaram em momentos e condições diferentes naquele espaço do Rio Grande do Norte. Mas, observe o efeito eólico: a proporção, por habitante, não é tão elevada quanto poderia parecer. Parazinho é quase sempre o destino final de quem chega à cidade, enquanto João Câmara é cortada por uma importante estrada, ou seja, recebe muitas pessoas diariamente; e, além deste fluxo de pessoas, é um centro regional, com vários serviços, incluindo bancários e uma (boa) feira livre.

Parazinho não alcançará João Câmara, a questão geográfica não contribui; mas, economicamente poderá ter maior proximidade.

Nenhum comentário: