terça-feira, 31 de maio de 2022

Melhor lucro pequeno do que prejuízo

 

O grupo NFT Holding apresentou seu balanço com o resultado das contas de 2021: um tímido lucro, de apenas R$ 1 milhão, mas uma melhor perspectiva do que o prejuízo de 2020, que foi de R$ 1,1 milhão. A mudança não é extremamente expressiva por dois motivos: primeiro pelo valor em si, o lucro de 2021 anula, de certa forma, o prejuízo de 2020, ou seja, no último biênio a conta ficou no zero a zero (quando a economia vai ruim, é bom mas quando a economia está normal ou vai bem, é ruim pois em dois anos a riqueza distribuída com o lucro não saiu do lugar).

Mas, o mais o que estes números não revelam é o resultado das demais atividades, afinal uma holding é uma reunião gerencial de outras empresas do mesmo grupo, em outras palavras, a atividade produtiva está nas demais empresas – que movimentam muito maior volume de capital – que transferem, parcialmente, o resultado para a holding. Assim, em função do investimento realizado em uma das empresas do grupo, o resultado final da holding pode não traduzir bem a realidade.

A NFT Holding tem, por exemplo, a Norteng, empresa com atuação em infraestrutura que exigem, normalmente, grandes valores. No balanço da NFT não é possível avaliar o patrimônio nem as atividades da Norteng. Num ano marcado pela perda do titular (faleceu em decorrência do Covid-19 em 2021) os números perdem alguma momentânea relevância.

Nenhum comentário: