sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Crise na Espanha afetará as exportações do Rio Grande do Norte

 

 

A Espanha, já começam as notícias no jornal, é a "bola da vez" na Europa, contagiada pelos efeitos na Irlanda. Não é a primeira vez que a Espanha volta ao noticiário e, novamente, com notícias negativas; na nos efeitos da crise de 2008 a Espanha foi um dos que mais sofreram e o índice de desemprego disparou.

 

E o Rio Grande do Norte?

 

Bem, temos naquele país o terceiro destino privilegiado de nossas mercadorias. Em 2010, até outubro, já mandamos para lá cerca de US 16,7 milhões e, no ano completo de 2009, foram cerca de US 21,9 milhões; estávamos, no comparativo com os mesmos dez meses do ano passado, com um nível até um pouco melhor de venas para aquele país.

 

Exportamos, essencialmente, pescado e melão e oscilam entre os três maiores de nossos compradores. Há também o camarão que "persiste" na pauta externa mas sempre em queda; a saída da Espanha enquanto comprador desse produto não afetará significativamente nossa economia.

 

Mas, já o melão e o pescado.... vamos torcer que a Espanha escape desse fúnebre anúncio da mídia internacional (está havendo um fuga de capitais e uma troca de papéis por dólares). Para o bens deles e, claro, nosso também!

 

 

Otomar Lopes Cardoso Junior

 

Nenhum comentário: