quinta-feira, 18 de novembro de 2010

RN ganha prêmio do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária

 

Guiomar Veras ganhou prêmio do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária com a sua classificação em terceiro lugar no concurso de âmbito nacional, o XII Concurso Nacional de Monografias do CNPCP/2010.

 

A autora destaca-se por uas atividades na Ouvidoria da SEJUC, do Governo do Estado, e sempre teve como preocupação a capacidade - e a possibilidade - de inserção das apenadas na vida social; projetos foram desenvolvidos com sua participação e tive a oportunidade de participar em um deles na coordenação de um programa de capacitaçao profissional para as apenadas do João Chaves de um belo projeto, o Transforme-se. À época, com a qualificação em produção de artesanato-moda, idealizamos treinmento com professores da Faculdade de Natal realizados diretamente na penitenciária; uma forma de levar conhecimento prático para um projeto embrionário, de obter um ponto de venda daquilo que seria produzida pelas apenadas mas também, após sua saída e cumprimento da pena. Hoje essa loja existe e a marca (que participamos do projeto pois o nome da marca foi imaginada pelas próprias apenadas) está presente em todos os eventos de artesanato de Natal (e até mesmo fora do Estado). Elas tiveram aulas de marketing, relações interpessoais, empreendedorismo, contabilidade, como gerenciar o próprio negócio etc.

 

O útlimo evento que o Transforme-se estava lá com seu estande, seus produtos e as apenadas, foi a FECERN, na Zona Norte de Natal.

 

 

O trabalho de Guiomar, certamente, contribuiu para os resultados que até hoje permanencem. Sinto-me honrado em ter participado em algum momento nesse ideal.

 

Parabéns!

 

 

 

Nenhum comentário: