sábado, 27 de novembro de 2010

Novo limite para pagamento mínimo do cartão de crédito

O novo limite para pagamento de valor mínimo das faturas de cartão de crédito mudará a partir de 1º de junho do próximo ano, por determinação legal do Banco Central (Circular 3.512/10) e que já foi publicada no Diário Oficial da União.

 

O novo limite ficará em 15% do valor total da fatura; atualmente, algumas operadoras cobram apenas 10%.

 

Esse aumento significará uma redução no crédito, pois obrigará o consumidor a melhor planejar seus pagamentos já que, ao parcelar as compras, a "entrada" do pagamento, isto é, o mínimo, será  um pouco maior. Com isso, essaa menor a liquidez, espera-se, haja maior controle do que alguns condenam como "crédito fácil" diante da oferta de cartões de crédito (toda loja de departamento tem o seu....) e do aumento considerável do limite de compras, ou seja, da possibilidade/risco de endividamento.

 

É esse endividamento que procura-se, também, melhor controlar para evitar riscos de "apagões" financeiros, ou seja, rolar a dívida, com juros altos (como cobram todos os cartões) e chegar ao ponto de não mais poder pagar. Seria a falência do consumidor!

 

Essa tendência continuará ao longo de 2011 visto que, na mesma Circular do Banco Central, já está estipulado o valor mínimo que será correspondente a 20% do total da fatura; esse novo patamar entrará em vigor em dezembro, ou seja, pouco antes das compras de Natal.

 

Então, para quem é organizado e pode pagar os juros do cartão de crédito do "rotativo", aproveite, será esse o último Natal gordo.

 

 

Otomar Lopes Cardoso Junior

 

Nenhum comentário: