quarta-feira, 17 de novembro de 2010

ENTREVISTA: PERGUNTANDO... JOSÉ NIVALDO TORNISIELLO @ A eficiência dos resultados e o conceito "lean"

 

 

 

                José Nivaldo Tornisiello, professor, tem pós-graduações em Logística empresarial, Qualidade e produtividade e em Gestão de recursos humanos. Atualmente é gerente de logística da Vicunha Têxtil S/A, responsável pelas áreas de distribuição Brasil, logística internacional, comércio exterior, almoxarifado e compras. (Fonte: ABTC) É professor universitário.

                Essa entrevista foi realizada em 22/9/10 após sua participação no XI Congresso Nacional Intermodal dos Transportadores de Cargas, da ABTC-Associação Brasileira de Logística e Transporte de Carga, realizado em Natal (Hotel Serhs, com a palestra "Pensamento enxuto – Oportunidades para redução de custo/aumento da eficiência do setor de transporte rodoviário de cargas").

 

 

 


Otomar Lopes – O que é o conceito "lean" que foi apresentado em sua palestra?

Nivaldo Tornisiello – O conceito lean, traduzindo literalmente, é enxuto que significa livre de desperdício, livre de processos que não agregam valor para o cliente; é isso que quer dizer, traduzindo para o português, lean, enxuto, o seja, robusto, consistente, porém sem nenhuma gordura, sem nenhum desperdício que não venha agregar nenhum valor para o cliente, tanto interno quanto o cliente externo.

 

Otomar Lopes – Em sua apresentação o Sr. fala em desperdício na indústria e em serviços, usando o conceito do "7+1", incluindo o talento. Esse "1", o talento, é o principal desperdício que acontece hoje?

Nivaldo Tornisiello – O conceito dos sete desperdícios surgiu na manufatura, onde surgiu o pensamento lean, onde o modelo Toyota de produção transformou a indústria automobilística japonesa. Quando falamos nesse "+1", o desperdício, estamos nos referindo a questão do talento, é porque hoje nós constatamos que o talento, em algumas organizações, ele não é valorizado ou não tem havido a percepção da importância do talento. Por exemplo, deixando de ouvir o "chão de fábrica", deixando de ouvir o operador primário, deixando de ouvir o assistente administrativo, que são as pessoas que desenvolvem, que estão lá com a "mão na massa", nós estamos desperdiçando aquele conhecimento, onde muitas vezes uma sugestão simples pode trazer uma solução de economia de tempo, de economia de material, de economia de recursos e é por isso que o talento precisa ser reconhecido seja através de programas de sugestão, através de programas de kaizen, de melhoria contínua, que vão trazer, sem dúvida, reconhecimento a essas pessoas e elas vão se sentir motivadas a contribuir ainda mais.

 

Otomar Lopes – Para corrigir esses sete defeitos identificados é preciso apenas ter talento ou a observação, a experiência e a vivência colaboram para essa correção?

Nivaldo Tornisiello – Na verdade, além de todos esses adjetivos citados, precisa ter técnica, precisa estruturar um programa para redução de desperdício. O modelo Toyota ensina isso, existe a literatura e procurando, na internet, o Lean Instituto do Brasil tem muita ferramenta, tem muita informação. É a partir da informação, do conhecimento, que é possível transformar. Obviamente, o bom senso, a iniciativa, o desejo e a vontade vão contribuir mas, se não tivermos um amparo em uma técnica ou em uma pesquisa, é difícil conseguir.

Otomar Lopes – Não parece um contra-senso falar hoje em dia em "pensar enxuto", eliminar tarefas e desperdício quando há cada vez mais coisas para se fazer? A internet é um mundo que parece não ter fim e a gente precisa cada vez pensar mais enxuto quando as informações estão cada vez mais disponíveis. Como acontece essa aparente contradição: pensar e executar enxuto com cada vez mais informação?

Nivaldo Tornisiello – Nós temos que ser seletivos. Se olharmos nosso e-mail 20% das mensagens que recebemos têm valor agregado, 80% são desperdícios. Essa é uma maneira de entendermos que precisamos separar informação de conhecimento

 

Otomar Lopes – Uma de suas citações na palestra é "comece a ser crítico e comece a pensar na cadeia de valor. Não é fácil, mas traz bons resultados". Porquê não é fácil?

Nivaldo Tornisiello – Porque vamos encontrar muita resistência, a pessoa pode ser sentir acuada, pode não contribuir e por isso é preciso criar antes da implantação ou antes de mapear o processo, um ambiente de confiança. E isso é muito difícil: "olha, aqui sempre foi assim", "eu faço do meu jeito", "eu fiz a minha parte" são frases que não podem permanecer no pensamento enxuto. É preciso um trabalho para criar um ambiente favorável, para depois implantar o pensamento enxuto.

 

Otomar Lopes – Na sua apresentação a última tela é o sistema "3M" que significa, "mais, menos e melhor". Como é possível fazer "mais" com "menos"?

Nivaldo Tornisiello – Quando conseguimos aproveitar mais os recursos de forma adequada, eliminando o desperdício. Então aquilo que nós imaginávamos termos "x" talvez tenhamos "x/2, que é o recurso que vamos ter. E na prática é assim: somos cobrados todos os anos. Um exemplo é o orçamento de nossa empresa, da universidade, da escola, da nossa casa: nós não temos que fazer "mais" com "menos" todos os dias?

 

Otomar Lopes – Há sempre, então, a oportunidade de evitar o desperdício e melhorar cada vez mais?

Nivaldo Tornisiello – Sem dúvida, todo dia, toda hora. Eu sempre falo nos cursos que eu leciono, em logística, que, na verdade, nós não formamos mais – e é uma brincadeira que eu falo – administradores e engenheiros, não; nós estamos formando cada vez mais cabeleireiros, pedicures e manicures porque nós temos que cortar custos. E custo é como unha e cabelo, tem que cortar todo dia. É essa a metáfora que utilizo. Então, nós, além de sermos administradores temos que ser exímios "cortadores de unha".

 

 

 

 

Otomar Lopes Cardoso Junior

 

 

3 comentários:

Unknown disse...

Esse é meu professor, sempre repassando conhecimento muito importante e fundamental para o sucesso, para que nós da logistica possamos aprender e fazer a diferênça no mercado.

Unknown disse...

Esse é meu professor, sempre repassando conhecimento muito importante e fundamental para o sucesso, para que nós da logistica possamos aprender e fazer a diferênça no mercado.

Berg

Unknown disse...

Professor Nivaldo você é simplesmente sensacional ,não existi professor melhor que você.





Vilani