segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Neoenergia investirá em eólica offshore

 

     A Neoenergia tem projetos de investir em eólica offshore, os projetos já estão sendo desenvolvidos pela empresa. Os projetos preliminares já têm elo menos duas definições: equipamentos, os aerogeradores para uma capacidade total em mais de 10 MW e três estados que poderiam receber estes primeiros investimentos: Ceará, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

     A empresa não informou a motivação na escolha da localização. O nosso RN não estaria nesta etapa inicial de investimentos.

     O fato é, também, que não temos um conjunto de regras específicas para a instalação de torres de eólica no mar, uma regra nacional definida pela Ibama que contemple todas as particularidades do litoral brasileiro; e ainda, não há regulamentações estaduais que poderiam contribuir para a aceleração dos investimentos. Embora o mar territorial seja de competência da União para regulamentar sua ocupação e licenciamento, como ocorre com as plataformas de petróleo, todo o suporte em terra pode exigir normas estaduais diferenciadas; e aí, cada Estado está correndo para acompanhar as mudanças e adaptar-se a elas, quem sair na frente poderá ser o primeiro a receber tais projetos.

Nenhum comentário: