domingo, 27 de setembro de 2020

OPINIÃO. Arenão: 30% ou não

 

    Em alguns estados e em alguns estádios a discussão é se já voltamos à normalidade ou, mais precisamente, a qual grau de normalidade voltamos: não é 100%, como sabemos, mas talvez seja 60, 70, 80% ou qualquer outro indicador.

    Para o futebol e a desejada volta do público aos estádios, o número em discussão é 30. Alguns defendem que já pode haver jogo de futebol com público, desde que limitada a capacidade de ocupação dos estádios em até 30%. Não sei, realmente, qual o critério utilizado para balizar 30% e não 25% ou 1/3.

    Mas, fiquei pensando aqui no nosso Arenão, ou Arena das Dunas.

    Fui buscar informação da capacidade do estádio: 31.375 pessoas (40 mil foi somente na época da Copa, com as arquibancadas extras removíveis que foram instaladas). É muita gente! Não sei qual era a média do público-torcedor nos jogos antes de 2010 mas, tenho convicção que não tínhamos 30 mil pessoas ao lado do gramado esperando para gritar “gooooollll”.

     Acho que foi o Rio de Janeiro que sugeriu 30% da ocupação. Aqui, aplicar este limite aos 31,375 lugares ainda seriam mis de 9 mil pessoas no estádio.

     Não precisamos disto aqui no nosso Arenão! Com ou sem Covid-19, este limite é alcançado com muita (demais, até) tranquilidade.

Obs: O texto já estava pronto ontem; a noite saiu notícia de que não haverá públicos nos estádios nos próximos 15 dias. Mas, não altera o conceito exposto.

Nenhum comentário: