segunda-feira, 3 de junho de 2024

Ciclovia protegida

 

Foi implantado um novo sistema de proteção para ciclovia em Natal, no final da av. cel. Estevam, já se aproximando do viaduto do Baldo. É que ali a pista para bicicletas é no meio da avenida, entre a subida dos ônibus e as duas faixas com descida, bem movimentada, com muitos ônibus passando ali. Foram colocados um modelos diferenciados de cones (não sei o nome técnico), com bom visual para isolar, dos dois lados, o local privilegiado para bicicletas. A esperar a consciência dos motoristas, de todos os veículos, para não derrubar ou quebrar os avisos de sinalização.

 

Obs1: A menção aos ônibus, obviamente, não é nenhuma discriminação mas, uma relação com a Física. Quanto maior o veículo e quanto maior a velocidade, maior o deslocamento do ar e considerando que a bicicleta é menos pesada, sofre mais quando algum veículo de grande porte passa por perto.

Obs2: Na dúvida, peça uma bicicleta emprestada e veja de a Física funciona, faça o teste perto de um ônibus ou carro em velocidade.

2 comentários:

Patrick disse...

Como ciclista, te digo que tem um outro diferencial: as associações de ciclistas foram bem recebidas pelas empresas de ônibus e fizeram treinamentos com os motoristas (exceto a Cidade Verde). Por isso, é relativamente tranquilo andar de bicicleta nas faixas de ônibus em Natal, o que não acontece por onde circulam carros e motos.

Otomar Lopes Cardoso Junior disse...

Ótima notícia! Precisamos ter justamente esta compreensão de que os espaços são múltiplos e as regras de trânsito aplicam-se a todo mundo. Tenho pessoa próxima que de vez em quando anda de bicicleta e, embora em trechos curtos, sempre recomendo seguir o espaço da ciclovia, cuidar de si e de quem está por perto, evitando surpresas (sustos).