quarta-feira, 27 de março de 2024

A ponte de lá não é a daqui

 

Ontem de manhã (aqui no Brasil) o surpreendente acidente nos Estados Unidos em que um navio cargueiro teve problemas e não conseguiu manobrar e, com isto, acabou batendo em um pilastra da ponte provocando um desastre surpreendente: a ponte (em ferro) desabou. Nenhuma relação aqui com o rio Potengi e sua ponte pois não temos um cargueiro tão “pesado” passando por perto quanto aquele e a ponte tem sua estrutura e pistas e concreto. Mas, nada impede de pensar em uma “teoria da conspiração” e imaginar que tal acidente poderia acontecer aqui. Pouco provável, claro, não um acidente, mas um resultado como aquele.

3 comentários:

Patrick disse...

Para minimizar a possibilildade desse tipo de acidente, a Capitania dos Portos proibiu movimentação noturna no Porto. As famosas "defensas" da Ponte, que desde sua construção se cobra a instalação, serviriam para evitar esse tipo de tragédia.

Otomar Lopes Cardoso Junior disse...

Exatamente. As "defensas" são conhecidas e acho deve ter pré-projeto de engenharia. O valor, no entanto, é bem elevado para realização das obras. Mas, necessária

Patrick disse...

Tem um outro problema, mais doloroso e caro, talvez impossível de resolver, que é como elevar a altura da ponte. Atualmente ela está impedindo que os navios de cruzeiro que são o padrão comercial atraquem no terminal turístico. E desconfio que isso também ajudou a acabar com a linha de carga / conteiners.