sábado, 16 de março de 2024

Uma ideia. Seguro obrigatório para prefeituras

 

As prefeituras são as responsáveis por muita coisas que acontecem nas cidades e, em tempos de chuvas fortes, com alagamentos e desabamentos (e os buracos) ou em tempos de obras nas ruas, com quebra de asfalto e demora na continuidade da obra, a proporção de insatisfação e de reclamação da população aumenta.

 

E aumenta mais ainda quando alguém é vítima.

 

Várias vezes vemos notícias de árvores que caem em cima de carros, casas ou até provocam a morte, de buracos abertos sem sinalização que causam acidentes, menos ou mais grave, de chuvas fortes que alagam e destroem tudo pela frente ou de obras em ação (quase em câmara lenta algumas vezes) ou abandonadas que provocam acidentes com carros e pedestres. Infelizmente, é comum.

 

Quando alguém é vítima destes fatos provocados, ainda que involuntariamente, pela ação ou omissão de uma prefeitura, o drama é ainda mais cruel: simplesmente mover uma ação na Justiça requer paciência, dinheiro e ainda a expectativa de aceitação para que haja uma condenação de fato; e se houver, ainda tem que esperar um tempão para receber (se for precatório, às vezes até entra no testamento... pelo descrédito do tempo para a solução).

 

Por isto, uma ideia. Toda prefeitura deveria contratar uma empresa (setor privado) para fazer um seguro contra este tipo de acidente. Assim, quando houvesse algum destes dramas seria acionada a seguradora que teria, digamos, 30 dias para resolver o problema. E pagar. Claro, nem tudo deveria ser pago mas, constatado o dano e a causa sendo uma ação ou omissão do município, o seguro deveria cobrir o prejuízo; pelo menos o prejuízo material.

 

Ainda haveria possibilidade de uma ação por indenização e até uma ação penal, a depender do caso. Mas, é outra esfera de decisão.

 

A proposta é tornar obrigatório este tipo de seguro para todas as prefeituras. Simplificaria a vida de muitos, depois do infortúnio e da tragédia. Haveria, pelo menos, uma compensação e uma reparação social. Seguro obrigatório para as prefeituras, é uma ideia.

Nenhum comentário: