segunda-feira, 18 de março de 2024

Melão do RN para a Ásia

 

A safra 2023/2024 está finalizando nas exportações de melão e por isto mesmo, a visita no mês passado de 3 inspetores do Ministério da Agricultura da Malásia será uma preparação para , se tudo der certo, incluir o país asiático como um bom e novo destino para as exportações de nossas frutas mas, a partir do segundo semestre, quando começa a safra 2024/25. Quem apoiou a visita dos fiscais malaios foi o Coex, o Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte, com sede em Mossoró e que tem o papel fundamental de emitir as certificações sanitárias para as vendas do melão para o exterior. Considerando que a burocracia não é uma especialidade brasileira, mas considerando o dinamismo da economia da Malásia, espera-se que antes de iniciar a nova safra já tenhamos uma resposta, preferencialmente positiva.

 

Obs1: Malásia, obviamente, não é a China, que foi uma meta ousada, mas se pensarmos no aspecto geográfico e com todo otimismo, a maior parte do “caminho” seria alcançada.

Obs2: No ano passado o Brasil exportou apenas US 441 em melão para a Malásia. Há, portanto, um grande mercado a “ser descoberto”.

Nenhum comentário: