Existe um índice (ou um indicador) bastante curioso que de vez em quando
é divulgado na mídia: o preço do Big Mac nos mais diferentes países onde a
empresa está instalada para comparar as variações mas também, de certa forma,
mensurar o poder aquisitivo nestes países: quanto mais caro o sanduíche
significa, em princípio, que o poder aquisitivo é maior naquele país. E, acho
que a divulgação é anual, compara-se a evolução de um ano para outro, uma certa
“inflação do Big Mac”.
É claro que esta “inflação” é apenas uma forma curiosa de mostrar as
diferenças entre países, pois o prelo variará também em função da mudança
cambial: assim, se o real valorizar muito nosso sanduíche será caro e se o
dólar aumentar muito no Brasil, o nosso sanduíche será barato.
Dito isto, bem que poderíamos ter um indicador de preços bem regional, aqui
no RN! E um indicador de preços que mostrasse a evolução para um segmento muito
importante da nossa economia, o turismo. Pensei, inicialmente, que poderia ser
o índica Camarões, em homenagem à principal referência de Natal (e do RN) para
os turistas; mas, talvez, possa ser depreciativo para a empresa se a inflação
ficar muita alta. Portanto, poderia ser o índice Camarão.
E que o seria avaliado com este índice/indicador? A variação do preço do
passeio de buggy, da entrada para o Cajueiro, da média das diárias de hotéis,
do preço da água de coco, do aluguel da cadeira/barraca na praia etc, uma série
de serviços utilizados intensamente pelos turistas.
Claro que somente teria um efeito favorável se os preços não aumentarem
muito! Senão, seria uma catástrofe, uma propaganda negativa para o RN.
Mas, poderia começar informalmente com qualquer uma das várias
organizações/entidades representativas do turismo aqui no RN. Serviria, até,
para a discussão interna, entre empreendedores e empresários, para demonstrar a
necessidade, se fosse o caso, de melhor controlar os preços para evitar a perda
de turistas. Serviria também, no mínimo, para termos certeza da evolução da
oferta e demanda dos serviços e produtos turísticos.
E permitiria uma melhor planejamento. É uma ideia.
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