sábado, 20 de julho de 2024

E o morro do careca?

 

A tal da engorda não tem polêmica, parece. Haveria, pelo que entendi, um consenso de sua necessidade e a questão é saber dos impactos extra-praia e de alguns efeitos externos, distintos do dia a dia; ou é mais ou menos assim.

 

A praia vai aumentar em termos de faixa de areia e haverá mais espaço para os banhistas. Salvaria, pelo que entendi, a nova forma de destruição do morro do careca, que acontece atualmente, a partir de sua base (durante décadas o medo era o fim do morro a partir de seu ponto mais alto, com o deslizamento de areia e agora, curiosamente, o medo vem de outro lado). Acho que nenhum dos protetores do morro do Careca ao defender a proibição de sua subida previa este fenômeno natural, o foco estava mais no desastre causado pela ação humana. Ninguém subiu mais, pelo menos na mesma intensidade, e mesmo assim a preocupação continua quanto ao fim do morro.

 

Em breve, fiquei na dúvida se toda a obra ajudará a engordar a praia, a faixa de areia, e se ajudará também a preservar o morro do Careca. Acho que se aumentar a faixa de areia as ondas não chegariam mais na base do morro e assim não destruiriam o morro. Parece bem lógico.

 

O que falta, talvez (não vi os estudos) perguntar é se com a ação do vento continuará a ter areia “descendo” pelo morro, diminuindo seu tamanho (a altura) na mesma intensidade de antigamente e sem o anteparo natural, a água e as ondas que limitavam o tamanho e a extensão do deslizamento. Mas será que agora, afastando a água do pé o morro ele continuaria a diminuir de tamanho e se estender pela praia? Teríamos um mini morro no pé do morro do Careca ou tecnicamente isto não seria possível? Compreendo que a engorda da faixa da praia mudará o movimento das águas mas não mudará o movimento da areia: se a força do vento continuar a derrubar a areia do alto do morro, fazendo-a deslizar para baixo, isto significaria que daqui uns 5 ou 10 anos o morro do Careca teria uma “barbicha”?? Ou seja, continuaria a perder altura mas ganharia em largura??

 

Parece meio sem sentido esta pergunta. E talvez seja, se os estudos tiverem demonstrado uma projeção do futuro novo morro do Careca sem o efeito da maré. Senão, acho, continua sendo uma pergunta válida. O morro continuará sendo do Careca, o que teria sido a escolha do nome em função da ausência de mata na parte superior; se mudar o formato, com a engorda, mudará o nome do morro também? É uma hipótese; hora de começar a pensar no novo nome?...

Nenhum comentário: