terça-feira, 6 de setembro de 2011

Escritórios de advocacia se preparam para novos contratos com a Copa

Escritórios de advocacia se preparam para novos contratos com a Copa

O que era mais do que previsível começa a ser efetivado na prática nos principais escritórios de advocacia do Brasil, a preparação para os novos (alguns milionários) contratos que surgiram a partir da preparação para a Copa do Mundo de Futebol em 2014. Enquanto os grandes escritórios preparam-se para os grandes clientes (patrocínio, investimentos nos estádios, novos empreendimentos turísticos, fornecimento de serviços e tecnologia para os jogos etc), num movimento que já é comum a participação internacional (os mega-eventos planetários têm esse perfil), há uma lacuna que deverá ser preenchida por bancas com foco em pequenos e médios investidores.

No Rio Grande do Norte esse papel foi bem realizado quando começou o “boom” imobiliário e os investidores estrangeiros começaram aqui a aportar; alguns profissionais assumiam outros papéis, de “vendedor de imóveis” a “conciliações amorosas”, opinando sobre áreas para investimento ou orientando sobre casamentos, contratos pré-nupciais etc.

Quem adquiriu essa expertise no período recente aprendeu como tratar com o cliente estrangeiro. Agora, no entanto, estamos em uma nova fase de captação de investimentos. Não é mais o “rio de dinheiro” (para usar uma expressão que ouvi na ocasião) que vem de todos os horizontes, mas um público mais seletivo - geograficamente falando – sob a ótica do novo investidor.

É sempre bom lembrar, no entanto, que o “toque de Midas” do início da década trará sempre boas lembranças, mas não será o padrão até 2014; será necessária uma readaptação aos novos clientes. A hora de preparar-se é agora!

Nenhum comentário: