segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Franquias: um novo mercado para os escritórios de contabilidade

Franquias: um novo mercado para os escritórios de contabilidade

Um novo mercado aparece com expectativas de crescimento para os próximos anos no Brasil na área de franquias: escritórios de contabilidade já começam a dar os primeiros passos para tornar-se, efetivamente, no perfil das demais franquias, em criar suas regras, formatos, mídia e modelos de gestão padronizados. A primeira a inaugurar essa nova fase, de forma mais intensiva, foi o escritório de contabilidade NTW Contabilidade e Gestão Empresarial, em Minas Gerais.

A empresa filiou-se formalmente a ABF-Associação Brasileira de Franchising (ainda com o termo em inglês, apesar da popularização do português “franquia”) e começa sua expansão em outros pontos além do eixo tradicional Centro-Sul, onde está localizada a sede da empresa: Recife e Manaus serão os primeiros escritórios de franquia em contabilidade nas suas respectivas regiões.

Diferentemente de escritórios de advocacia em que as parcerias são essenciais nos grandes contratos (sobretudo com ações em Brasília), a contabilidade é, tradicionalmente, centralizada em escritórios mais próximos da sede da empresa ou do local de exploração de sua atividade econômica; as filiais reportam-se também aos princípios do escritório da sede.

Com esse novo mercado abre-se a possibilidade de expansão de novos negócios e, principalmente, de parcerias para pequenos e médios escritórios que buscam ultrapassar o limite de sua expansão.

E o que atrairia essas franquias? O ganho de excelência, o ganho de escala no aprendizado e na atualização das informações: a franqueadora transferirá o conhecimento (know how) e, por definição, estará sempre atualizada, produzindo um ganho de informação inestimável e, em alguns casos, inalcançável para as pequenas estruturas de atendimento.

O ganho para os franqueados? Transformar toda essa informação em conhecimento; e conhecimento, claro, gera negócios.

Nenhum comentário: