segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Ouro em Currais Novos?

Ouro em Currais Novos?

O setor mineral retoma sua importância no Seridó e mais particularmente em Currais Novos que já foi um dos principais polos econômicos do Rio Grande do Norte, principalmente nos tempos áureos da exploração da xelita; nos anos 80, com a concorrência da China, o minério perdeu sua competitividade e o setor mineral na região sofreu o processo de esvaziamento que se fez sentir por mais de duas décadas.

Novamente a China, mas agora positivamente, há cerca 5 anos um novo ciclo reaparece com a exploração e exportação de xelita destinada curiosamente... para a China: a necessidade de matéria-prima da economia que mais cresce no mundo impulsionou nova demanda desse produto.

Com a expansão do setor mineral outras empresas passaram e olhar para a região como um provável novo polo produtor. Recentemente é uma empresa brasileira que está investindo em Currais Novos (e região) em busca de ouro. Não é nenhuma corrida ao Velho Oeste como nos filmes norte-americanos de antigamente, mas é a expectativa de explorar novamente esse minério; a cotação no mercado nacional/internacional do ouro, em patamares excepcionais, foi um dos motivos das pesquisas.

A empresa Cascar já obteve licença para pesquisas e formalizou seu pedido de regularização para a exploração na região. A confiar na expectativa da empresa , tem ouro sim em Currais Novos.

Nenhum comentário: