sábado, 17 de setembro de 2011

O efeito Magazine Luiza e as Loja Mais

Depois que Magazine Luiza adquiriu a cadeia nordestina Lojas Maia houve uma verdadeira transformação nos negócios da (antiga) empresa. Hoje as Lojas Maia já faturam cerca de R$ 237 milhões com um crescimento de 63,9% de seu faturamento em menos de um ano!

Atualmente, a rentabilidade das antigas lojas já é a mesma verificada nas outras lojas da Magazine Luiza (que faturou, no primeiro semestre desse ano, R$ 2.381,1 milhões; ou, 44,5% de crescimento em relação aos outros seis meses de 2010).

Que fatores explicariam tal desempenho?
# A força da marca – É inegável que a marca Luiza tem um nítido reconhecimento no cenário brasileiro, seja pelo desempenho das demais lojas no Centro-Sul, seja pela exposição de sua empresária que adotou um estilo midiático, gerando espaço gratuito em todo o Brasil (além do carisma bem trabalhado de sua empresária).
# A gestão empresarial – As técnicas de gestão, baseadas essencialmente no cumprimento de metas e no crescimento diante da concorrência, fizeram com que, me menos de um ano, a “cultura empresarial” da Magazine Luiza fosse implantada com toda eficiência nas Lojas Maia.
# O marketing agressivo – A estratégia de vincular um marketing agressivo na aposta de preços baixos e acessibilidade aos consumidores de baixa-média renda transformaram Magazine Luiza como uma das marcas preferidas no Brasil. A super liquidação anual é um bom exemplo: em Natal, quando houve a mega-liquidação das Lojas Maia, todas amanheceram com longas filas antes mesmo da abertura das lojas!

Em resumo, eficiência na gestão e resultado no marketing. Uma “fórmula” bem conhecida, pouco praticada em algumas empresas; sobretudo naquelas que têm medo de ousar. Um erro primário, infelizmente...


A receita bruta da Lojas Maia cresceu 63,9%, alcançando R$237,4 milhões e margem EBITDA superior a 5% da receita
líquida. A Companhia iniciou, no 2T11, o processo de reforma das lojas do Nordeste, começando por Pernambuco. A
Lojas Maia alcançou os níveis de rentabilidade (EBITDA) do Magazine Luiza já no primeiro ano de operação.


Agosto 2010, aquisição
Receita bruta no 1º semestre 2011 foi de RT$ 2.381,1 milhões + 44,5% ano passado

Nenhum comentário: