domingo, 4 de setembro de 2011

A nova Rota do Sol para o RN

Não, não se trata de um comentário sobre uma nova estrada ou rodovia que será criada ou duplicada em direção de algum ponto do litoral norte-riograndense. Não é essa a nova “Rota do Sol” que precisamos para o Estado (mesmo se qualidade de acesso às praias é sempre importante).

A nova alta estação do turismo já está a se aproximar e aqueles que pretendem programar férias mais longas – e, portanto, aqueles que pretendem gastar mais – já começam a planejar o destino principal de sua opção de lazer em dezembro, janeiro ou fevereiro. A alta estação, na verdade, já começa agora em setembro com as primeiras ideias ou seleções de projeto de viagem.

Precisamos no RN ter uma nova Rota do Sol.

Aliás, precisamos convencer o Brasil e a Europa (na verdade, todo público emissor é bem vindo, mas a Europa está mais perto...) de que o Estado tem muitas opções para oferecer aos turistas que aqui pensem em ficar mais do que o final de semana de um evento ou de uma convenção.

A nova Rota do Sol é, na verdade, definir qual o foco no público-alvo: que mercado emissor estamos pensando em captar para o verão 2011/12? Que mercado emissor começaremos a trabalhar não somente a mídia, mas toda a preparação e o receptivo local? Que público é esse que virá nos visitar e quais são suas opções de lazer preferidas: esporte, aventura, gastronomia, relaxamento, compras etc?
Lembro que no auge do turismo nórdico alguns hotéis nem estavam preparados para receber clientes com atendimento em inglês... Enquanto outros dispunham de guias sobre Natal apresentados em sueco, dinamarquês, alemão etc.

A nova Rota do Sol que estabelecermos agora é o primeiro passo para bem receber o turista para a Copa de 2014. O raciocínio, simples, é claro: se o turista gostar de Natal e do RN desde já, quando chegar 2014 ele terá mais motivos para nos visitar; e trazer mais gente com ele.

Nenhum comentário: