segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Cidades turísticas

 

Algumas cidades do nosso litoral são mais turísticas, se considerarmos aquelas que mais recebem visitantes internacionais, nacionais (incluindo os regionais e “vizinhos”). No Litoral Norte o ícone é São Miguel do Gostoso enquanto no Litoral Sul, Tibau do Sul (na verdade, bem mais a praia de Pipa, muitas vezes identificada como a cidade, bem mais do que o próprio município).

Podemos considerar 5 cidades com turismo mais forte (lembrando sempre que não estão sendo consideradas as cidades da Grande Natal). Temos, por importância em termos de população:

- Tibau do Sul, com 14.440 habitantes

- Maxaranguape, com 12.544 habitantes

- São Miguel do Gostoso, com 10.362 habitantes

- Galinhos, com 2.845 habitantes

- Tibau, com 4.140 habitantes

Mas, quando consideramos a variação entre o Censo 2010 e a projeção 2020, a importância das cidades muda:

- Galinhos: + 31,8%

- Tibau do Sul: + 26,8%

- Maxaranguape: + 20,1%

- São Miguel do Gostoso:  + 19,5%

- Tibau: + 12,3%

O “ponto fora da curva” é Galinhos e, em função de sua baixa população, o incremento de 696 novos habitantes produziu uma variação percentual tão significativa.

Em comum temos que, nestas cidades onde o turismo é importante, a maior presença de visitantes de outros estados induz à um crescimento populacional bem mais expressivo, fruto não somente da redução do efeito sazonalidade, mas também da necessidade de uma maior oferta de serviços e infraestrutura.

Nenhum comentário: